Woody Allen na Europa

Woody Allen (Allan Stewart Konigsberg, 77 anos) é tipo de diretor que se ama ou odeia. Eu AMO! Mesmo que você não seja dos mais simpáticos ao diretor americano, recomendo três filmes recentes que valem ao menos pelas belas imagens dessas grandes cidades europeias:

Vicky Cristina Barcelona (2008)
Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) são amigas e passam férias em Barcelona. Vicky está noiva e é sensata nas questões do amor. Cristina é pura emoção e movida a paixão. Durante uma exposição de arte, as duas se encantam pelo pintor Juan Antonio (Javier Bardem), que as convida mais tarde, durante um jantar, para uma viagem. O que elas não sabiam é que o galante sedutor mantém um relacionamento problemático com sua ex-esposa Maria Elena (Penélope Cruz). E as coisas ainda ficam piores porque as duas, cada uma de sua forma, se interessam por ele, dando início a um complicado “quadrado” amoroso.

20130530-213014.jpg

Meia Noite em Paris (2011)
Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

20130530-213041.jpg

Para Roma Com Amor (2012)
Filme dividido em quatro núcleos. Em um deles, um casal americano (Woody Allen e Judy Davis) viajam para Roma para conhecer a família do noivo de sua filha. Outra história envolve Leopoldo (Roberto Benigni), um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema. Um terceiro episódio retrata um arquiteto da Califórnia (Alec Baldwin) que visita a Itália com um grupo de amigos. Por último, temos dois jovens recém-casados que se perdem pelas confusas ruas de Roma.

20130530-213119.jpg

Em tempo: 2013 será o ano do retorno de Woody Allen à América, com o lançamento de Blue Jasmine (previsto para julho/agosto). A história é de uma mulher rica (Cate Blanchett) que perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins), em uma casa muito mais modesta. Ela acaba encontrando um homem (Alec Baldwin) na Bay Area que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes ela precisa descobrir quem ela é, e precisa aceitar que São Francisco será sua nova casa.

20130530-213143.jpg

Anúncios

5 comentários sobre “Woody Allen na Europa

    • Luiz, não tenho muita certeza do porquê, mas pode ser pelo fato dos filmes serem carregados de diálogos (o que muitos acham chato), retratando o cotidiano de pessoas comuns (nem sempre ‘normais’) e com muito humor (judaico, muitas vezes difícil de ser compreendido pelos brasileiros). Bem, deve ter tese de doutorado tentando explicar rs…

      Curtir

  1. Marla disse:

    Filme, deve ser entretenimento…. fazer rir, ou chorar…
    Adoro cinema…e adoro Woody Allen, Tem um filme que a crítica não gostou ,, eu gostei…Scoop – o grande furo ( acho que é o nome) Tem uma parte que ele dirige um smart que valeu o filme .

    Curtir

    • Carol disse:

      Marla, eu adorei Scoop! E quase que eu conto o final!!
      Mas… eu adoro Woody! Na verdade, mais nova eu odiava, faz uns 10 anos que comecei a gostar.
      Acho que um filme muito incompreendido dele é o recente “Tudo pode dar certo”. Eu amei! O monólogo inicial do Larry David (que “só” foi roteirista de Seinfeld, que amo tb) é sensacional. Neurótico pra ele é pouco!!
      Meia noite em Paris pra mim é o melhor destes três postados pela Bila, mas acho que eu sou suspeita, né? Bien sûr!

      Curtir

  2. Marla disse:

    Carol, “Tudo pode dar certo” tbém gostei, mas a imagem do filme é meio nublada, não sei te explicar….mas “Meia Noite…..” concordo contigo plenamente…Beijo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s