Minhas dicas da Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana compreende uma faixa litorânea relativamente curta no Sul da Itália (entre Sorrento e Salerno), nas imediações de Nápoles – que convém usar como “porta de entrada” para a região. Em nossas férias, desembarcamos no aeroporto de Nápoles, pegamos nosso carro (aliás, um carro pequeno é essencial) e, de lá, dirigimos cerca de 30 km até Pompeia para conhecer as ruínas da cidade atingida pela erupção do Vesúvio em 79 D.C.

20130607-131159.jpg Vesúvio a partir do Hotel Crowne Plaza Stabiae Sorrento Coast

Em seguida nos dirigimos a Positano, que usamos como base nessa semana de férias na Costa. Em minha opinião, o melhor esquema para adotar na Costa Amalfitana é, durante o dia, conhecer as cidadezinhas vizinhas, deslumbrar-se com a generosidade da natureza local e, durante a noite, aproveitar para descansar e conhecer a cidade usada como base. Para isso, Positano é a cidade perfeita! Ao longo da Via Pasitea, única estrada que serpenteia a cidade, há diversas boas opções de restaurantes, cafés e lojinhas com os produtos locais (sandálias de couro, limoncello, roupas de algodão).

Durante o dia, tanto no sentido Sorrento quanto Salerno, cada curva arranca um suspiro! Seja por conta da vista magnífica ou pelas próprias curvas, que são MUITO fechadas – a ponto de existirem espelhos ao longo da estrada posicionados para conferir o tráfego no sentido oposto. O motorista tem que ser profissional!

20130607-130516.jpg Cada curva, uma surpresa!

A seguir algumas sugestões sortidas para desfrutar o período de férias na Costa:

• Quanto à hospedagem: ficamos no Hotel Reginella e recomendo muitíssimo! Serviço cordial, bela vista para o mar e preço justo. Caso disponha de um orçamento mais generoso, duas opções: Le Sirenuse (que fica no alto, assim como o Reginella) e o Palazzo Murat (que fica na parte baixa da cidade). Uma boa ideia é almoçar ou jantar num desses dois belos hotéis.

20130607-130046.jpg Vista de Positano, a partir do Hotel Reginella

• As paisagens mais bonitas da Costa, em minha opinião, são: a vista de Ravello (Hotel Palazzo Sasso, Villa Cimbrone e Villa Rufolo), a vista de Positano (Hotel La Sirenuse) e a vista do Sentiero degli Dei (essa trata-se de uma trilha, que não fizemos).

20130607-125855.jpg Vista de Positano, a partir do Hotel La Sirenuse

20130607-132855.jpg Parte da vista do Sentiero degli Dei

• Ravello vale a visita não apenas pela vista magnífica, mas por ser a cidade do famoso festival de música, que acontece de março a julho. Uma sugestão é almoçar no terraço do Hotel Palazzo Sasso e curtir o visual com calma, com direito a sobremesa, limoncello e expresso.

20130607-124617.jpg Vista de Ravello, a partir do Hotel Palazzo Sasso

• Outra cidadezinha famosa e que deve ser visitada é Amalfi, que empresta nome à Costa. Estacione o carro e conheça a praça, a catedral com influência arquitetônica árabe e bizantina e as diversas lojas de limoncello – o digestivo à base de limão siciliano típico da região.

20130607-133619.jpg Muito limoncello em Amalfi

• Ir até à Costa Amalfitana e não ir à Capri é um sacrilégio. Sendo assim, trate de pegar um barco de Positano até Capri, que leva de 30 a 50 minutos de viagem (praticamente todas as cidades tem serviço de barco até Capri). Dependendo do tamanho do barco e se o mar estiver muito revolto, convém levar algum medicamento para enjoo. A dica mais importante é levar bagagem leve (deixe as malas pesadas dentro no carro, estacionado no hotel do continente). O desembarque em Capri é feito pela Marina Grande (que é a maior praia da ilha) e, estando com malas leves, facilmente chega-se à porção alta da cidade pelo funicular. Na parte alta, considerada o centro da ilha e onde não é permitida a circulação de veículos, ficam a praça, os principais hotéis, restaurantes e lojas chiquérrimas (Via Camerelle, Via Vittoria Emmanuelle e imediações).

20130607-134425.jpg Estação do funicular, já na parte alta

20130607-133745.jpg

20130607-133853.jpg Centro de Capri

• Em Capri ficamos no Hotel Gatto Bianco. Muito bem localizado, no meio do agito do centrinho da Ilha. Se quiser uma opção mais elaborada, hospede-se no Hotel Quisisana.

20130607-124832.jpg Matisse, o mascote do Hotel Gatto Bianco

• A locomoção em Capri e Anacapri (que fica na parte oeste da ilha), funciona muito bem com os mini-ônibus. Caso você queira mais liberdade e seja um adepto da locomoção em duas rodas, que não é o meu caso, alugue uma vespa.

• Em Capri há duas opções de praia: Marina Piccola e La Fontelina. Ambas com pedras, pedriscos e pedrinhas. As prainhas da Marina Piccola estão entre as mais disputadas da ilha, pois tem fácil acesso, de ônibus pela Via Krupp. Se quiser uma linda vista dos Faraglioni, vá até à praia da La Fontelina. Descendo pela trilha que parte do Mirante de Punta Tragara chega-se aos pés dos Faraglioni, onde há um beach club com ótima estrutura para passar o dia.

20130607-133356.jpg Il Faraglioni vistos da Via Krupp

20130607-130333.jpg Marina Piccola

• O passeio mais famoso de Capri é a visita à Gruta Azurra. Mas fique atento, pois a visitação à Gruta não é liberada o ano todo – depende das condições do mar e meteorológicas. Caso esteja aberta, verifique no hotel a tábua de marés. Mesmo que não seja época de visitação, que foi nosso caso, vá até lá! Pelo menos você desfrutará de um bom almoço no Restaurante Il Riccio, com vista para o mar e uma “sala de sobremesas típicas” simplesmente sensacional.

20130607-134024.jpg Acesso à Gruta Azul

20130607-125031.jpg Sala de doces do Il Riccio

• Outro belo passeio é ir até o Farol di Punta Carena. Belo lugar para assistir o tramonto (pôr-do-sol) no mar.

• Quando ir? Prefiro ir à Europa no outono ou na primavera. Nas regiões litorâneas acho ainda melhor o mês de setembro, quando os preços são melhores, o clima ainda conserva aquele “ar de verão” e não há tantos turistas se esbarrando na rua.

• Uma última dica: antes de fazer as malas para a Costiera Amalfitana, não deixe de assistir os filmes O Talentoso Ripley (1999) e Sob o Sol da Toscana (2003), ambos com belas imagens da Costa.

Buon viaggio, amici!

Créditos das imagens: bemsortido

Anúncios

65 comentários sobre “Minhas dicas da Costa Amalfitana

  1. Andréa disse:

    Eu estou completamente perdida. Vou me aventurar pelo sul da Italia e Costa Amalfi, mas tenho certa limitação de movimentos pq “ganhei d presente” uma artrose nas articulações da coxa. Dito isto, e admitindo q sou louca, pergunto: qual seria a melhor forma de aproveitar a costiera, sendo q meu marido irá me acompanhar por uma semana, e alugaremos carro. Me hospedo em Positano ou não? Vou de Napoles para Capri ou de Positano para Capri? I NEED SOME HEEELLLLP!!
    Grazie.

    Curtir

    • Oi, Andrea! As cidades mais bonitas da Costiera ficam encarapitadas em precipícios, o que demanda certa mobilidade para acessá-las – caminhadas e/ou sobe e desce de escadarias. Em função da sua limitação de movimentos, considero essencial alugar o carro, que deve ser pequeno para facilitar a dirigibilidade nas curvas. De carro não dá pra chegar ‘na cara do gol’ de tudo, mas será bem fácil acessar os locais de interesse nessa viagem. O interessante de Positano, além de ter uma das vistas mais lindas da Costa, é que fica bem central em relação a Sorrento e Salerno – a propósito, essas duas cidades não tem nada de muito interessante. Os vilarejos e as curvas da estrada são o que há de mais legal. Quanto ao hotel Reginella e a mobilidade: o hotel fica a uma caminhada de 5 ou 10 minutos de vários bons restaurantes, mas para chegar às lojinhas e à praia (meio sujinha), você vai precisar caminhar. O acesso aos barcos para ir à Capri fica na praia, então não tem como escapar de uma boa caminhada de 20 minutos. Em seu caso, acho que seria mais interessante chegar à Capri a partir de Sorrento, onde há um estacionamento do lado do embarque dos barcos. Em Capri, não tenho dúvida que o hotel Gatto Bianco é o melhor para quem tem dificuldades de movimentos: fica no miolo onde tudo acontece a uma caminhada leve e agradável de 10 minutos. Espero ter ajudado :)

      Curtir

      • Andréa disse:

        Valeu, querida! Meu maior problema agora é como ir de napoles para positano, onde meu marido irá me encontrar. Já vi que a hospedagem em positano é mais barata que em Ravello ou Amalfi; uma dúvida já resolvida. Se vc souber como poderia fazer esse trajeto, agradeceria com muitos beijos e obrigada infinitos.

        Curtir

      • Andrea, eu iria de ferry de Napoles até Sorrento e depois pegaria um ônibus de Sorrento a Positano!

        Ferry de Napoles a Sorrento: http://www.directferries.pt/ferry_napoles_sorrento.htm

        Ótimo post sobre a Costa e ônibus de Sorrento a Positano:
        http://comoviaja.com.br/2011/08/31/costa-amalfitana-onibus-positano-amalfi-italia/

        Outra opção para chegar à Sorrento a partir de Napoles é o trem da rede Circumvesuviana. Mas a informação que tenho é que os trens são velhos, sujos e sem ar condicionado.

        Mais uma informação valiosa: Napoles tem um trânsito caótico, melhor evitar dirigir dentro da cidade. A boa notícia é que o aeroporto fica fora dessa confusão toda!

        Boa sorte e ótima viagem! Depois quero saber suas impressões e dicas ;)

        Curtir

  2. Parabéns pelo blog!!!
    Olá, estou querendo ir a costa Amalfitana e queria saber quantos dias são ideias para conhecer, penso em conhecer, Ravelo, positano, sorrento, capri, e etc, outra coisa, estou querendo ir em junho, sendo que este ano teremos copa do mundo, e muita gente esta falando que as passagens estarão muito altas, então que mês ir, ja que li que julho e agosto é insuportável, e o intuito da viagem é pegar praia?
    Obrigado

    Curtir

    • Oi, Michele!

      Minha viagem à Costa Amalfitana durou uma semana… Acredito que seja um tempo bem adequado para conhecer o melhor da região. Alguns pontos a considerar quando da organização da sua viagem:

      1. As distâncias entre as cidades, embora curtas (20 km, em média), tomam bastante tempo, pois a velocidade média nas estradinhas dessa região é muito baixa! Considere uns 40km/h de velocidade média ao planejar o roteiro.

      2. Não achei nada demais em Sorrento e Salerno. Positano é, sem dúvida a cidade mais encantadora e Capri não pode faltar em hipótese alguma no roteiro! Ravello, Amalfi e as outras cidadezinhas você vai percorrendo e conhecendo. Faz um stop para almoçar em uma delas, toma um sorvete em outra, um café mais na frente… O grande encanto da Costa é justamente a estrada ;-)

      3. As praias da região são todas pedregosas, então é essencial escolher um hotel com piscina ou um restaurante na beira da praia que tenha espreguiçadeiras. Esqueça a ideia de estender uma canga na areia rsrs…

      4. Para Capri eu reservaria uns 2 ou 3 dias. A ilha é um charme e vale MUITO a pena dormir lá.

      5. A costa tem clima bom entre maio e setembro (eu fui em setembro e estava bem quente!), sendo que julho e agosto tudo fica mais lotado.

      6. Dá uma olhada nas passagens da Iberia, comprei recentemente para Madri em agosto/2014 por 1500 reais (ida e volta, com taxas). Um site que todos os viajantes devem monitorar é o http://www.melhoresdestinos.com.br/ . Todas as dicas de promoções reunidas em um só lugar!

      Estou à disposição pra ajudar :-)

      Curtir

    • Obrigada, José!

      Espero que o post ajude no planejamento da sua viagem… A organização do roteiro para a Costa é um “investimento” bem importante, evitando transtornos e más surpresas! Fora a oportunidade de começar a sonhar com os bons momentos…

      Quanto à Praiano, eu apenas ‘passei’ por lá – não cheguei a descer na praia e curtir a cidadezinha. O que posso dizer é que ela é bem menor e mais sossegada que Positano… Eu não escolheria como cidade para montar a “base”, mas sem dúvida que vale a visita se você dispor de tempo!

      Nesse link você tem mais informações oficiais sobre as praias da Costa, incluindo Praiano:

      http://www.positano.com/pt/praias

      Boa viagem!

      Curtir

  3. José Neto disse:

    Valeu pelas dicas. Estou pesquisando bastante. Já reservei hotel em Praiano, pelo custo benefício. Vou arriscar. Quando voltar eu conto a experiência aqui. Abraço.

    Curtir

  4. Izabela disse:

    Oi Bila, tudo bem?

    Eu e o meu namorado vamos passar 5 noites na Costa Amalfitana de 26 a 31 de julho deste ano. Nesse período, queremos conhecer Capri, Sorrento, Positano, Amalfi e Ravello. Mas apesar de termos 5 noites, só temos 4 dias inteiros!

    Ia montar a base em Sorrento, por ser a mais barata, mas depois de ler em vários blogs que a cidade não é tão bacana, estou sem saber o que fazer.

    Minhas principais dúvidas são:

    1 – Qual dessas cidades tem a melhor praia?

    2 – Qual dessas cidades tem a melhor noite? Bares, baladas…

    Aguardo seu retorno!

    Muito obrigada

    Izabela

    Curtir

    • Oi, Izabela!

      Vocês estão indo pra Costa numa época bem animada, mas tenha em conta que a vida noturna não é o forte da região.

      Das cidades que você mencionou, acredito que apenas Sorrento e Capri possam oferecer agito noturno – Positano, Amalfi e Ravello tem um estilo bem romântico.

      Nightlife em Sorrento: http://www.sorrentotourism.com/en/night-life.php

      Nightlife em Capri: http://www.capritourism.com/it/nightlife

      Em Capri, tudo acontece em volta da praça central: à noite os bares
      ficam cheios! Ouvi falar dos clubes Number One, Number Two e do
      Anema&Core.

      Com relação às praias, as melhores certamente estão em Capri – mas são todas de pedrinhas e você terá que encontrar um beach club como o La Fontelina para aproveitar melhor a praia (todos os bares de praia: http://www.capritourism.com/en/the-sea).

      Espero ter ajudado! Quando retornar, conta pra nós como foi sua experiência na Costa :)

      Beijos!

      Curtir

  5. Marjorie disse:

    Vou pra costa dia 24 e fico ate 29/06 , as dicas ajudam muito , aluguei carro , pretendo passar 2 dias em Capri,e nos outros dias conhecer Ravello,Positano e fazer Amalfi, parando pra admirar essa natureza espetacular, acho que vou aproveitar melhor em alguns lugares com uma scooter,volto aqui pra contar

    Curtir

    • Oi, Jessica! A época entre Maio e Setembro é a mais indicada para visitar a região. Além de quentes, são os meses mais secos. Julho e Agosto são os meses mais quentes e mais lotados. O outono e o inverno são as estações mais úmidas. Novembro é um dos meses mais úmidos e com as temperaturas médias em torno dos 15 graus. Abraço!

      Curtir

  6. Lu Weber disse:

    Olá! Vou na minha lua de mel para a Costa Amalfitana no inicio de maio. Vamos chegar na Italia por Napoles e no total vamos ficar 7 dias. Pensei em ficar uns 3 dias em Capri e o restante em Positano. Vc sabe se conseguimos alugar um carro em Positano? Pois pensei em ir de ferry de Napoles para Capri e depois ir de barco para Positano (dá para levar as malas neste barco?) e depois alugar um carro em Positano para conhecer as outras cidades e tb para voltar para Napoles. Oq vc acha desse roteiro? Tem alguna ideia melhor? Adorei seu blog!

    Curtir

    • Oi, Lu! A Costa é perfeita para lua de mel e seu roteiro está ótimo! No barco para Positano cabem as malas de viagem, SIM! Fique tranquila… Sobre o carro em Positano, não vi nenhuma agência de locação por lá… Minha sugestão: contate seu hotel (se já tiver escolhido) ou mesmo o staff do Hotel Reginela (eles são muito solícitos) e pergunte sobre a possibilidade de aluguel de carros por lá. Boa sorte na organização da sua viagem :) Beijo!

      Curtir

  7. Lu Weber disse:

    Olá! Adorei seu post! Vou na minha lua de mel para a Costa Amalfitana no inicio de maio e estou pensando em seguir seu roteiro! Vamos chegar na Italia por Napoles e no aeroporto já alugar um carro e seguir para Positano e ficar 4 dias por lá e depois mais 3 dias em Capri. Vc achou seguro deixar o carro em Positano com a maior parte das malas dentro? Tem estacionamento privado para este fim?

    Curtir

  8. Ciria disse:

    Amei esse site e preciso muito da sua ajuda. Chego em Napoles de trem vindo de Roma e ficarei na costa Amalfitana por 3 dias. Estou apaixonada por Positano, mas meu voo de napoles na volta parte as 9 da manha, entao provavel que eu tenha que dormir a ultima noite la. 1) Voce acha muito inviavel sair de napoles pra hospedar em positano e ficar 2 noites? 2) como ir de positano para napoles ida e volta? 3) Nao estou em lua de mel, somos 7 irmaos que temos a intencao de conhecer a costa, comer bem, beber vinho e conhecer essa costa linda. O que voce me sugere? Carro saindo de Napoles pra percorrer a costa em 3 dias? Ou por estarmos em 7 pessoas, 2 carros ficaria inviavel? Ahh, vamos no final de agosto. Obrigada. E espero muuuito seu retorno. Ciria.

    Curtir

    • Ciria, que bom que o blog está ajudando no planejamento de sua viagem! Esse é justamente o objetivo, fico satisfeita!

      Respondendo suas perguntas:

      1) Acho viável sim, sair de Napoles pra ficar em Positano 2 noites! O ideal seria mais tempo, mas com 2 noites (3 dias) vocês terão bons momentos na costiera. O passeio até Capri, nesse caso, fica comprometido – melhor abandonar essa ideia.

      2) Para ir de Positano a Napoles ida e volta: minha sugestão na costa é sempre usar carro! Dirigir nas estradas é um pouco difícil no início, mas depois vocês acostumam (nós estávamos em 3 amigas e nos saímos super bem com nosso carrinho!).

      3) Em 7 pessoas, vocês precisarão de 2 carros. Não caiam na cilada de pegar um carro grande – será um estorvo nas curvas.

      Ciria, eu sempre recomendo alugar carro para quem vai à costa, pois a liberdade que se ganha é enorme e o tempo que se economiza (espera de transfer, ônibus etc) é imensurável!

      Como vocês querem ter bons momentos eno-gastronômicos, recomendo que aproveitem os bons hotéis da região, que tem vistas maravilhosas, para almoçar e jantar: Santa Caterina – na estrada, entre Praiano e Minori (http://www.hotelsantacaterina.it/), La Sirenuse – em Positano (http://www.sirenuse.it/), Caruso (http://www.belmond.com/hotel-caruso-amalfi-coast/) ou Palazzo Avino/Sasso (http://www.palazzoavino.com/) – ambos em Ravello. Não se espantem com a suntuosidade dos hoteis, os preços nos restaurantes não diferem muito dos demais – e de quebra vocês degustam a espetacular vista de camarote ;)

      Dica extra: em agosto é bem quente na costa! Levem roupas leves, folgadas e de cores claras: bermudas, shorts, vestidos leves, sandálias abertas, havaianas e não esqueçam do chapéu!

      Fico à disposição, caso precise de mais algum conselho.

      Curtir

  9. Vika disse:

    Olá, boa tarde! Vou passar minha lua de mel na Itália em agosto/2015 e acrescentei 2 dias para conhecer a Costa Amalfitana. Ficaríamos hospedados em Sorrento (Hotel ART HOTEL GRAND PARADISO).
    Tenho algumas perguntinhas: 1- Fiquei com um pouco de medo de alugar carro pois a estrada parece bem perigosa…será que compensa andar de onibus? O que você acha? 2- Li alguns comentários e fiquei na dúvida sobre me hospedar em Sorrento…fica muito longe da costa amalfitana e capri? Alguma sugestão de local para hospedar mais próximo?

    Muito obrigada!

    Curtir

    • Ciria Ribeiro disse:

      Vika, boa tarde. Eu estive na Costa Amalfitana em Agosto desse ano, na mesma época que você deseja ir. Algumas sugestões sobre suas perguntas: 1) Não vale a pena pegar ônibus pois vai estar em alto verão e os ônibus ficam completamente lotados, aquele empurra empurra. Eu aluguei um carro com motorista e fizemos um passeio de 1 dia em toda a Costa Amalfitana, foi excelente (info@astaritacarservice.com). 2) Sorrento foi o lugar que menos parecia a Costa, mas é bonito. Eu me hospedei em Positano, amei minha escolha apesar dos 700 degraus que tínhamos que descer até a praia. Fomos a capri de barco, durou uns 40 min o percurso. Espero ter ajudado.

      Curtir

    • Vika, totalmente de acordo com os comentários da Ciria!!!

      Não deixe de fazer o passeio de carro pela Costa: seja dirigindo ou com um chofer… O bacana do passeio é fazê-lo devagar, degustando a vista e parando quando tiver vontade.

      Sorrento e Salerno, embora sejam consideradas pertencentes à Costiera Amalfitana, não tem nada a ver com o espírito das cidadezinhas como Positano, Ravello ou Amalfi.

      Ainda mais se estão em lua de mel: fiquem em Positano e apaixonem-se ainda mais <3

      Beijos e boa viagem!!!!

      Curtir

  10. ludmila disse:

    Olá! Estou amandoooooooooooo seu blog! Please me ajude, ja procurei em todos os blogs imagina´veis…estou com uma baita dúvida com relação ao transporte de capri para positano. Ficarei 4 dias em capri e mais 4 em positano. (acha suficiente falando nisso). Jpa estou querendo me arrepender de ficar 4 em positano. Acho que 5 em capri era melhor..mas agora ja reservei o hotel…pensei nisso pq pra ir pros beach clubs fica mais perto..mas enfim…
    Sim minha dúvida é qdo sair de capri pra ir pro outro hotel em positano…como ir? de barco? dá pra levar 2 malas? são seguros? tem alguma empres que fez esse serviço pra vc confiável que vc possa indicar?

    E tem alguma dica de beach club para região de positano? Acha que vale a pena esticar mais 2 dias em praiano? vi um hotel chamado casa angelina e fiquei apaixonada.

    Enfim quero dicas de transfers e agencias estou mto perdida..e o site oficial de capri indica várias agencias..no entanto elas nao colocam preço…acho um absurdo isso! $$$$$$$$$$$$$$

    Estou me baseando pelo viator.com mas mesmo assim acho fraco.

    Enfim aguardo vc…e eu não irei alugar carro..marido tem preguiça e eu tb..queremos fazer quase tudo de barco e taxi..bjs e mega obrigada desde já!

    Curtir

    • Oi, Ludmila! Fico super satisfeita em saber que o Bem Sortido está ajudando você a organizar sua viagem… A seguir respondo suas questões:

      1. Sobre a quantidade de dias em Capri e Positano. Achei super adequado 4 dias de hospedagem em cada cidade, certamente vocês vão conseguir aproveitar muito! Já que está decidido que vocês não vão alugar o carro, eu sugiro que entrem em contato com o hotel que vocês vão ficar em Positano e peçam contato de pessoas que trabalham com o serviço de transfer na região. A gente não costuma usar o serviço de concierge dos hoteis, mas vale muito a pena pegar as dicas dos locais. Em geral eles são muito solícitos e tem muito prazer em indicar serviços, restaurantes etc. Eu cotaria dois dias de passeio: (i) no primeiro dia faça Praiano, Fiorde de Furore e Amalfi e (ii) no outro dia faça Ravello, Minori e Maiori (nesse dia, almoce no Hotel Caruso – antigo Palazzo Sasso – em Ravello, que tem uma vista maravilhosa).

      2. Sobre o transporte Positano/Capri/Positano. Na marina de Positano (lá embaixo, perto do Hotel Ristorante Pupetto) saem barcos para Positano, informe-se sobre os horários no seu hotel, assim que chegar por lá. Dependendo de onde fica seu hotel em Positano, da sua disposição e da quantidade/peso das malas, dá pra ir caminhando até a Marina (faça a simulação no google maps… Do hotel Reginella até a Marina, por exemplo, são 800m ladeira abaixo). Sobre a mala em Capri, eu deixei a mala grande em Positano (no próprio hotel) e levei uma mala de mão, pois não quis carregar muita tralha para Capri. Mas vi muita gente levando mala grande, sim.

      3. Positano não tem beach clubs, mas uma ótima alternativa é comprar um day use na piscina de algum hotel 5 estrelas (eu cotaria o day use no lendário Hotel Sirenuse ou mesmo no Casa Angelina que você citou e que realmente é fanstática!), aproveite para tomar uns drinks, almoçar e relaxar.

      Espero ter ajudado! Na volta, nos traga seu relato :)

      Abraço, Fabiola

      Curtir

      • ludmila disse:

        Fabiola não tenho palavras para agradecer seu carinho e atenção em sua resposta.

        Só agora tive tempo para parar e ler os blogs que naveguei dias atrás. Obrigada de coração. Suas dicas foram valiosíssimas! Com certeza usarei todas. A idéia de pagar o day use em positano foi genial.!! Nosso hotel é mto bom mas adoraria ter a experiência de ir no Sirenuse e no Casa Angelina…ainda estou cogitando ficar la uma noite..vamos ver!

        Obrigada mesmo e lógico quando eu voltar em outubro dia 08/10 eu mando tudo aqui e assim ajudamos mais pessoas.

        Bjs :)

        Curtir

  11. Fabiola!!!!!!
    ACabei caindo nesse post procurando sobre positano no Google. AMEI!!!! E vou explorar mais seu blog, o jeito que você escreve e a atenção que dá as perguntas são maravilhosos!!!!
    Estou planejando viajar para Itália e Espanha em setembro de 2016, sim… 2016!!!!!! Me ajuda?
    1. Como conter a ansiedade até lá?????
    2. Roteiro: 2 dias Veneza, 1 dia em pisa, 3 dias em Roma, 5 dias para a costa: positano, capri e cidadezinhas/praias que você mencionou no post e nas respostas. Terminando com 2 dias em Barcelona.
    O que você acha?????
    3. Não consigo comprar passagem ou reservar hotéis, ainda não estão disponíveis. Quando você acha que devo comprar/reservar?

    Muito obrigada!!!

    Bjs
    Thais

    Curtir

    • Oi, Thais! Obrigada pelo feedback, o blog é feito com muito carinho pra ajudar os viajantes independentes – que é exatamente o seu caso.

      Respondendo suas perguntas…

      1. Toda viagem começa no planejamento, fase ótima pra acalmar essa a ansiedade! Vá organizando aos poucos, leia muito sobre os locais que serão visitados e comece a guardar tudo que te interessa em um arquivo… Dicas de hotéis, restaurantes, passeios etc

      2. Gostei do seu roteiro, mas eu deixaria Barcelona pra uma próxima viagem pois é uma cidade enorme e dois dias não são suficientes

      3. O booking começa a disponibilizar reserva 12 meses antes da data da hospedagem. Sugestão: já vá escolhendo os hotéis e deixe favoritados no Booking ;-)

      Espero ter ajudado! Aproveite a antecedência e vá planejando e curtindo sua viagem com toda a calma :-)

      Curtir

  12. SCHEILA BORGES disse:

    Olá!!Estou indo para Costa Amalfitana em setembro.Chegarei em Roma e de lá iremos para Capri,e,depois para Positano.Gostaria de te pedir dicas de como posso ir de Roma para Capri e depois de Capri para Positano com as malas.Fiquei em dúvida se deveria ter ido direto para Positano mas já reservei os hotéis.Te agradeco muito se puder me ajudar!!!!Obrigado.Scheila

    Curtir

    • Oi, Scheila!
      Para você ter uma visão bem completa das diversas formas de chegar a Capri, dê uma olhada no site http://www.capri.net/en/getting-here. Aí tem todas as combinações possíveis, inclusive com os preços.
      No seu lugar, eu teria comprado o aéreo até Napoli e, de lá, pegaria um taxi até Calata Porta de Massa. Então pegaria o ferry (não o slow ferry!) até Capri.
      De Capri pra Positano é fácil: chegando em Capri você já pode verificar na Marina Grande as opções de barco para Positano no dia e horário mais conveniente pra você!
      Sobre as malas: nesse caso não tem jeito, elas terão que estar com você o tempo todo. Eu recomendo que você monte sua mala o mais leve possível… Leia esse meu post sobre uma mala para o verão na Europa:
      https://bemsortido.wordpress.com/2015/05/25/mala-para-verao-na-europa/
      Beijos e boa viagem!
      Fabiola

      Curtir

      • SCHEILA BORGES disse:

        Oi querida!!Mto obrigado pelas dicas,o seu blog é maravilhoso!é que vou ficar dois dias em Roma,vc acha que deveria ir de carro até Napoli?ou de trem?E em Positano preciso de carro?Muuuito obrigado bjinhus!!!!!

        Curtir

      • Oi, Scheila! Se for via terrestre, melhor ir de trem de Roma a Napoles… Veja no site da Trenitalia que tem um trem high speed que faz a viagem em apenas 80 minutos!
        Em Positano você não vai precisar de carro pra explorar a cidade em si, mas para ir nas outras cidades certamente será preciso! Beijos

        Curtir

  13. Guilherme Donancio disse:

    Ola, parabens pelo blog, sensacional. Estou programando lua de mel na costa de 14 a 20 de maio de 2016. Nos 6 dias ensei em 4 dias Positano e 2 capri ou 2 ravelo/amalfi, 2 positano e 2 capri. Oq sugere ? Pesquisei sobre aluguel de carros, contudo, nao acho carro pequeno automatico, pensei em alugar um fiat500 manueal, pois o audi a3 automarico, pelos seus relatos acho q vou passar mais aperto…oq acha ? Sobre hoteis, vc chegou a conhecer o eden roc ? Estou em duvida entre Eden Roc, Punta regina ou Maricanto em positano, todos tem valores parecidos, queria pegar um apto com banheira na varanda/terraco. Vi tb alguns comentarios sobre casa angelina, que poderia ser uma opcao para os outros 2 dias… Me da um help no roteiro e hoteis please. hehe. Vc acha que vale a pena ir em sorrento ? Obrigado Guilherme

    Curtir

    • Oi, Guilherme!
      Se fosse você eu ficaria 4 dias em Positano e 2 em Capri! Ravello e Amalfi você pode conhecer usando como base Positano pois as cidades são muito próximas – e ainda evita aquela perda de tempo de check in e check out de hotéis.
      Sobre o carro… Acho o Audi A3 um carro muito grande e o Audi A1 até seria mais apropriado não fosse o problema do bagageiro minúsculo que não comporta duas malas médias.
      Na época alugamos um carro pequeno manual que comportava duas malas médias no bagageiro (passando sufoco) e a terceira mala (estávamos em 3 pessoas) teve que ir no banco de trás.
      Dá uma olhada na frota de carros da Europcar que mostra a capacidade do porta malas de cada carro: https://www.europcar.com/vehicle-rentalcom
      Eu voto no Fiat 500, que acho um charme rsrs… Apenas certifique-se que suas bagagens caberão no porta malas + banco de trás.
      Sobre o hotel, se fosse minha lua de mel eu ficaria no La Sirenuse por ser um hotel super tradicional e tá na minha wish list ficar lá rsrs – mas todos os hotéis que você menciona são simplesmente fantásticos!
      Sobre Sorrento, eu não investiria meu tempo sendo que há outras cidades muito mais lindas na Costa!

      Um abraço, Fabiola.

      Curtir

  14. Ludmila Sobral disse:

    Relendo todas as dicas de novo e contando os dias! Na volta conto todos os relatos!! Fabíola só estou numa dúvida master de como sair de Positano e ir até Nápoles para pegar um trem para florença..
    Não quero usar aquele Circumvesuviana porque o próprio site oficial diz que é cheio de pickpocketing dai já dá um medão.

    Será que dá para pegar um ferru de positano até sorrento…e de sorrento outro ferry ou barco rapido ou transfer de carro? não vamos alugar carro..tõ tao perdida co isso e morrendo de medo de ser roubada…..tantos relatos….e não quero no início da viagem já ter um sinistro! rs

    Bjim!!!!!

    Curtir

  15. Maria disse:

    Olá! Gostaria de pedir tua opinião… Tenho 5 dias disponíveis para a costa amalfitaba. Pensei em passar 3 dias em capri, e 2 dias em Positano. Sendo que 1 desses 2 dias de Positano, eu conheceria amalfi e ravello. A pergunta é: 3 dias em capri e 2 em Positano ou o contrário? Desde já muitíssimo obrigada!

    Curtir

  16. Mariana disse:

    Olá, sou Mariana, brasileira e moro em Positano há 10 anos, para qualquer informação para hospedagem e/ou excursões para Capri e Costa Amalfitana, estarei a disposição.
    Tenho ótimos apartamentos super novos e mobilhados.
    Podem entrar em contato pelo meu email nany_mbr@hotmail.com ou WhatsApp +393349129013

    Curtir

  17. Lígia disse:

    Olá! Adorei seu blog! Estou indo para Costa final de agosto. Já li que é altíssima temporada (já estou com uma ponta de arrependimento da data), mas vou o mais otimista possível!
    Estou apenas com uma dúvida cruel: carro ou ônibus para se locomover na Costa? Ficarei 2 dias em Capri e de lá sigo para Positano, onde fico 3 dias. Ja li que carro é impraticável por causa da ausência de estacionamentos e elevado preço dos poucos que tem. Mas já li que ônibus, nessa época, é loteria, pode ou não conseguir devido à quantidade de pessoas. Além da espera de horas. É tão ruim assim mesmo? Ou vale mais pagar caro nos estacionamentos escassos?
    Obrigada desde já!!

    Curtir

    • Lígia, alugue um carro pois assim você terá total liberdade em relação aos horários e também aos locais. A Costa tem tantos lugarezinhos fofos, que é um sacrilégio ficar amarrado ao trajeto e horários de um busão! Se joga, curta muito! Você vai adorar essa viagem :)))

      Curtir

      • Lígia disse:

        Muito, muito obrigada pelo rápido retorno! Você sabe onde posso alugar um carro em positano? Ou seria melhor alugar em sorrento (faria capri/sorrento) e de lá seguir para positano?
        Ficarei num hotel chamado Alcione Residence, você conhece?

        Curtir

      • Lígia, alugue em Sorrento e venha desde lá se deliciando com a fantástica paisagem! O ponto alto dessa viagem é o cenário deslumbrante!!! Não conheço esse hotel, mas dei um Google e vi que é bem localizado, fica na parte mais baixa de Positano… Beijos e boa viagem!!!

        Curtir

  18. Marina Coelho disse:

    Oi, adorei seu blog! Gostei ainda mais pq você foi pra costa Amalfi no mesmo mês que estamos indo: setembro! Estou lendo em vários lugares que setembro faz frio, e agora estamos com medo de não pegar praia! Vamos de 8 a 13 de setembro e ficaremos 2 noites em capri e 3 noites em Praiano no Grand Hotel Trittone, sera suficiente? No mais, hospedados em Praiano e tranquilo para ir jantar em Positano e voltar dirigindo? Alugaremos carro em Sorrento para descer a costa.

    Curtir

    • Oi, Marina!
      Setembro pode fazer um pouco de frio à noite, mas os dias oferecem temperaturas muito agradáveis para turistar!
      Quanto a quantidade de dias, está ok – mas lembro sempre que depende do estilo de viagem de cada um… Eu escolheria 1 semana inteira para a Costa!
      De Praiano ao restaurantes de Positano você vai levar uns 20min, a estrada é bem tortuosa e a velocidade média bem baixa…
      Boa viagem!

      Curtir

  19. Luciana disse:

    Estou indo para Sorrento em agosto deste ano. Pretendo ir de barco de Sorrento para Capri e depois de Sorrento para Positano. Vi que altissima temporada. Preciso comprar os tickets pela internet ou tem muitos horários e posso deixar para comprar um dia antes?
    Obrigada

    Curtir

    • Oi, Luciana! Eu não compraria os tickets com tanta antecedência – vai que por azar cai justamente num horário de chuva?! Uns dias antes é suficiente! Espere chegar em Sorrento e assim que possível vá ao guichê e se informe sobre horários e disponibilidade! Boa viagem :)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s