Vinho do dia: Coyam

Um grande rótulo, ideal para uma celebração especial ou para presentear aquele amigo que aprecia bons vinhos! O Coyam 2010 é um corte produzido no Colchagua Valley pela vinícola chilena Emiliana e recebeu 91 pontos do exigente crítico de vinhos Robert Parker.

Sua composição é 38% Syrah, 27% Carmenere, 21% Merlot, 12% Cabernet Sauvignon, 1% Mourvedre e 1% Petit Verdot – isso não é um vinho, é praticamente uma alquimia! Envelhecido por 13 meses em barris de carvalho.

20130722-201843.jpg

O nome Coyam significa “carvalho chileno” para os Mapuches, habitantes originais do centro e sul do Chile, e o vinho recebe este nome pelo fato de que o vinhedo a partir do qual é produzido está rodeado de carvalhos antigos.

O produtor diz que o vinho remete a frutas vermelhas (cerejas e framboesas), com um toque picante de pimenta preta e alecrim, além de leves notas florais de violetas, acompanhados por baunilha. Confesso que não alcancei todo esse bouquet, mas garanto que agradará aqueles que apreciam vinhos elaborados e fortes!

O diferencial da vinícola Emiliana (que tem como subtítulo “Organic Wineyards”) são os vinhos sustentáveis, orgânicos e biodinâmicos, produzidos a partir de vinhedos cultivados nos vales chilenos de Casablanca, Maipo, Cachapoal, Colchagua e Bio-Bío. Atualmente a bodega produz os seguintes rótulos: Gê, Coyam, Signos de Origen, Novas, Adobe, Emiliana Reserva e Emiliana Varietal.

Aqui em Floripa, o Coyam está disponível na adega do Supermercado Imperatriz e a Costi o comercializa de forma on-line.

Saúde!

Anúncios

Um comentário sobre “Vinho do dia: Coyam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s