Minhas dicas de Formentera

Posts relacionados:

Um roteiro pela Espanha: Madri, Ibiza, Formentera e Barcelona

Minhas dicas de Madri

Minhas dicas de Barcelona

Formentera é conhecida por ser o último paraíso do Mediterrâneo e não é para menos! A menor das Ilhas Baleares conta com 82 quilômetros de costa, 20 quilômetros de praias de águas cristalinas e uma beleza que não dá pra mensurar…

O segredo da transparência de suas águas é uma extensa pradaria de Posidonia Oceanica, uma planta aquática que vive no fundo do mar Mediterrâneo e depura naturalmente as águas da ilha. Esse verdadeiro bosque submarino foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999.

20131002-082317.jpg

20131002-082341.jpg

A seguir algumas dicas de viagem para esta joia mediterrânea:

• Para chegar a Formentera é necessário pegar um barco vindo de Ibiza, em uma viagem de apenas 45 minutos (via barco rápido – jet). Compram-se os tickets ida-volta (40 euros) na hora, na própria marina de Ibiza. Fique atento aos horários, que dependendo da época do ano podem ser a cada 30 minutos ou 1 hora.

• O dialeto local da ilha é uma mistura entre o espanhol e o italiano, então não estranhe se ouvir arrivederci, prego e buongiorno.

• Se quiser aproveitar pra valer tudo o que a ilha tem a oferecer, prepare-se para os gastos, pois em Formentera tudo é caro… Num restaurante, por exemplo, um prato individual custa entre 20 e 25 euros, uma garrafa de vinho de qualidade média fica aproximadamente em 20 euros.

• A melhor época para ir à Formentera é sem dúvida setembro, pois o clima ainda está bem quente e já não se vê o tumulto usual das grandes férias europeias (julho e agosto).

• Quantos dias ficar? Recomendo no mínimo 3 dias!

• Para hospedagem, indico a vila de Es Pujols. Uma boa opção por lá são os Apartamentos Castavi, sem café da manhã, mas muito bem localizado, a menos de cinco minutos de caminhada até a praia e ao lado dos restaurantes, bares, locadoras, mercado e tudo mais que se precisa. No início de 2014 foi inaugurado o Blanco Hotel, tão bem localizado quanto o Castavi, só que muito mais cool – seguindo o conceito de hotel boutique.

• Para conhecer bem a ilha, a indicação é alugar uma scooter (20 euros a diária) ou um quadriciclo (35 euros a diária). A bike (8 euros a diária), vale a pena apenas para distâncias curtas (de Es Pujols até as praias de Ses Illetes ou Llevante, por exemplo). Esses meios de transporte são os mais recomendados pois há recantos e praias na ilha em que não é possível acessar via carro, há poucos lugares para estacionamento e os pontos de taxi estão restritos ao porto e às vilas (como Es Pujols e La Savina). Se eu tivesse caixa sobrando tiraria um dia pra alugar um barco, rodar a ilha toda e almoçar no Juan y Andrea (o restaurante oferece shuttle dos barcos atracados até a terra firme).

• As praias de Es Pujols e Ses Illetes dispõem de estrutura com espreguiçadeiras e guarda-sol (pagando-se a bagatela de 10 euros cada!). Vale a pena conhecer todas as praias e dar uma ênfase em Es Pujols, Ses Illetes (minha paixão!), Llevante, Migjorn e Es Calo.

20131001-224218.jpg
Platja de Ses Illetes

20131001-220554.jpg
Platja de Es Pujols

20131001-222537.jpg
Platja de Es Calo

20131001-223351.jpg Platja de Migjorn

• Quem gosta de esportes náuticos também não ficará desapontado: mergulho, stand up paddle e wind surf (esses dois últimos são oferecidos na praia de Ses Illetes e Es Pujols).

• Programa imperdível é conhecer os dois faróis da ilha (La Mola e Cap Barbária), que tem vistas de tirar o fôlego. Na volta do farol de La Mola, parar entre o quilômetro 14 e 15, no restaurante El Mirador e apreciar a vista panorâmica da ilha. Vá ao farol de Cap Barbária para ver o por-do-sol (checar antes o horário), que fica totalmente lotado de turistas fazendo picnic e esperando o grande espetáculo acontecer!

20131001-222921.jpg
Farol de La Mola

20131001-222757.jpg
Penhascos do Farol de La Mola

20131001-223653.jpg
Vista panorâmica da ilha

20131001-223207.jpg
Farol de Cap Barbaria

20131001-221319.jpg
Por-do-sol no Farol de Cap Barbaria

• Dicas de restaurantes… Em Es Pujols, de frente para a praia: Bocasalina e Canloca. No centrinho de Es Pujols, que tem vários restaurantes e barzinhos: Don Jamon. Um pouco mais afastado do centrinho de Es Pujols, mas também muito bom é o AT.P.CO. Em Ses Illetes, recomendo tirar o dia para descansar nas espreguiçadeiras, com direito a um almoço tardio completo no Juan y Andrea e, pra finalizar, apreciar o show do por-do-sol.

20131001-220915.jpg
Platja de Es Pujols vista do Bocasalina

20131001-221859.jpg
Por-do-sol em Ses Illetes

• O que comer em Formentera? Todos os frutos do mar, com destaque aos calamares (lula) e peixes (lubina e dorada). Não deixar de tomar uma sangria branca ou rosada e conhecer o vinho da terra: Terramoll Blanco Savina, muito refrescante. Um pequeno glossário para entender as especialidades gastronômicas da ilha: mariscos (frutos do mar em geral), bogavante (lagosta), gamba (camarão), pulpo (polvo), calamares (lulas), chipirones (mini-lulas), almejas (vôngole), pescados (peixes em geral), lubina (robalo), boquerones (sardinhas, anchovas).

20131002-093542.jpg
Ví de la Terra de Formentera

• Sugestão para a noite em Es Pujols: caminhar no “passeio marítimo” (calçadão) , onde acontece a feirinha hippie, escolher um restaurante para jantar e depois curtir a apresentação musical na pracinha, que sempre acontece durante a temporada. As opções de barzinhos e boates também ficam todas próximas à praça.

• Dica de hotel beach club na praia de Midjorn: Gecko – simplesmente perfeito! Ideal para passar o dia, o hotel disponibiliza todo o serviço de piscina (camas, espreguiçadeiras, guarda-sol) sem custos adicionais, basta almoçar no hotel.

20131001-215830.jpg

20131001-220149.jpg

20131001-220029.jpg
Ótima infraestrutura no Gecko

Pra entrar no clima de Formentera e sair correndo pra fazer as malas: comercial da Estrella Damm, gravado na ilha e o video promocional Formentera 2014.

Crėdito das imagens: bemsortido

Anúncios

20 comentários sobre “Minhas dicas de Formentera

  1. esmail disse:

    ola querida.
    desculpe o incomodo,mas estou indo pra formentera em maio próximo,e tenho duvidas de devo alugar algum barco pra aproveitar melhor a ilha e onde alugar e se devo alugar aqui do brasil mesmo.
    e sobre o restaurante juan e andrea,devo reservar antecipadamente?
    obrigado

    Curtir

    • Oi, Esmail!

      Caso seu orçamento permita alugar um barco por um dia, certamente será uma experiência espetacular circundar a ilha de Formentera pelo mar.

      Sobre onde alugar, creio que chegando lá você pode se informar melhor, mas já deixe na manga essas opções disponíveis no site de turismo oficial da ilha:

      http://www.visitformentera.com/alquiler-barcos/reserva-charter-formentera.php

      Maio é um mes relativamente tranquilo, então eu só reservaria antecipadamente caso não exijam depósito antecipado… Vai que o dia em que você reserva amanhece chuvoso…

      O Restaurante Juan y Andrea reservamos assim que chegamos em Ses Illetes, por volta das 10h30 da manhã! Não vejo dificuldade em reservar no dia anterior ao pretendido – o restaurante tem muitas mesas e maio não deve ser um mês de lotação máxima.

      Aproveite muito e depois nos conte como foi a viagem ;-)

      Abraco, Fabiola

      Curtir

  2. Guga disse:

    Bom dia!!!!
    Excelente blog e relatos!!

    Deixa eu te perguntar uma coisa: Pra alugar a scooter é preciso a CNH “A” nossa aqui do Brasil?? OU da pra alugar de boas?

    Valeu!!!

    Curtir

    • Oi, Guga! Obrigada:)

      Eu não tenho a carteira de condução internacional – então em Formentera usei a carteira brasileira mesmo. Acredito que para locar scooter basta vc apresentar a CNH comum, com habilitação para carro, pois a locadora não tem como saber se A significa habilitação para guiar motocicletas. A verdade é que a locadora mal olha a carteira, data de vencimento etc… Acho que basta mostrar que vc tem intimidade em guiar moto e está tudo certo!

      Boa viagem!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s