Minhas dicas de Barcelona

Posts relacionados:

Um roteiro pela Espanha: Madri, Ibiza, Formentera e Barcelona

Minhas dicas de Madri

Minhas dicas de Formentera

É sempre “chover no molhado” dar dicas de viagem pra cidades como Nova York, Paris, Londres, Barcelona… Afinal, é tanto material disponível em guias, revistas e internet. Mas… Como mal cheguei de Barcelona e um amigo já pediu umas dicas de viagem, resolvi dar uma incrementada no material que preparei pra ele e publicá-lo aqui no blog. Espero que também seja útil a vocês.

• Para chegar a Barcelona: se estiver vindo/indo via Madrid, é preferível usar o trem AVE. A viagem dura cerca de 3 horas, há trens saindo praticamente de hora em hora e ambas estações são bem centrais: em Barcelona, estação Sants e em Madrid, estação Atocha. Comprei o ticket em Madrid meia hora antes da partida, por cerca de 120 euros. De avião a viagem leva apenas 1 hora, mas tem todo o perrengue/custo de deslocamento até o aeroporto, chegada com antecedência etc…

• Para se locomover na cidade: o sistema de metrô de Barcelona é muito eficiente. O preço de uma viagem é 1,50 euro e uma vez validado, o ticket do metrô vale por 45 minutos para ser usado em alguma conexão de ônibus. Há também boa disponibilidade de taxis na cidade e o custo é razoável. Dependendo da distância, e se estiver em 3 ou 4 pessoas, vale mais a pena usar o taxi do que o metrô.

• A cidade é cosmopolita, com muitos habitantes estrangeiros, especialmente devido à Universidade de Barcelona. Os turistas estão dia e noite nas ruas. Ah, nunca é demais avisar: cuidado com os batedores de carteiras em ambientes muvucados…

• Quando ir: no verão é muito quente e lotado, minha sugestão é maio ou setembro.

• Quantos dias ficar? Em 4 dias é possível traçar um bom roteiro pela cidade, caso não queira investir muito tempo em visitas a museus, catedrais, palácios etc…

• Onde se hospedar: de preferência perto de alguma estação de metrô, pra facilitar o deslocamento. Fiquei perto da Sagrada Família (no Hostal Hostemplo, quartos muito bons, individuais), mas da próxima vez ficaria mais perto do Passeig de Gracia (sonho de consumo: Eurostar BCN Design Hotel). Os bairros de Born e Eixample também são boas opções para ficar. A rede de hotéis Chic and Basic, que tradicionalmente oferece bons preços e acomodações bem modernas, tem 4 endereços de hoteis na cidade e 3 de apartamentos.

• Sugestões de alguns programas turísticos:

1. Visita à Sagrada Família: comprar o tour com a subida de elevador à torre Naixment, que fica no lado antigo da catedral. Dedicar 1 a 2 horas para a visita (torre, catedral e museu). Importantíssimo: adquirir o ingresso antecipadamente, online, pois a fila dá voltas! Veja aqui o video que mostra como ficará a obra completa, prevista para 2016.

20131009-213435.jpg Praça Sagrada Família

20131009-213255.jpg Interior da Sagrada Família

2. Caminhada despretensiosa no Passeig de Gracia, com direito a apreciar a fachada da Casa Milá (La Pedrera), entrar na Casa Batló e degustar vinhos e tapas na Vinoteca Torres. A Casa Batló é a verdadeira obra prima de Gaudí, belíssima, onde é possível captar toda a essência da genialidade do grande arquiteto e artista. Vale a pena ouvir com calma todo o audio-guia e, ao final do tour de cerca de 1h30, comprar o livro sobre a casa. A propósito, a fachada da Casa Batló fica ainda mais bonita à noite!

20131009-213108.jpg Fachada da Casa Batló, à noite

20131009-220422.jpg Sala principal da Casa Batló

20131009-220353.jpg Fachada da Casa Milá

3. Passeio na “La Rambla”, desde a Plaza da Catalunya até o Monumento a Colom, passando pelo Mercado da Boqueria e pela Plaza Real – que tem ótimas opções de bares e restaurantes, excelente pedida para a noite! Nós fomos no Ocaña, muito bom!

20131009-220502.jpg La Rambla

20131009-220528.jpg Doces no Mercado

4. Perder-se nas ruelas do Bairro Gótico, com visita à Catedral Gótica e um desvio até o Palau de Música Catalana. Aproveitar para conhecer o menu turístico completo do restaurante 4 Gats – muito bom, econômico (13 euros), bem servido e com desenho exclusivo de Picasso no cardápio!

20131009-212724.jpg Ruela do Bairro Gótico

20131009-213003.jpg Fachada do Palau de Música

20131009-213341.jpg Cardápio do 4Gats, por Picasso

5. Conhecer a Plaza d’Espanya, de preferência à noite e com show da fonte mágica de águas, luzes e música – belíssimo! Depois do show, jantar no Abrassame ou outro restaurante na terraza da Arenas de Barcelona (convém reservar com antecedência). Antes de ir, confira dias e horários em que acontece o show das águas dançantes. Tivemos a sorte de estar em Barcelona no dia de La Mercè (24 de setembro), principal feriado da cidade, com grande celebração de fogos e música na Plaza d’Espanya, lindo!

20131009-220600.jpg Piromusical La Mercè 2013

6. Duas belas vistas panorâmicas da cidade: Mont Juic e Tibidabo. No Mont Juic fica o castelo de mesmo nome que também vale a visita.

20131009-213153.jpg Vista do Mont Juic

7. Fazer o tour do ônibus turístico é uma boa forma de conhecer a cidade, mas se prepare para quase 3 horas de passeio, pois a cidade tem bastante trânsito. Há 2 rotas: uma mais histórica (que passa pela Sagrada Familia e orla) e outra mais moderna (que passa pelo Mont Juic e Camp Nou).

8. Park Guell: dá um trabalho danado chegar lá e (desculpa, Gaudí!) não é tudo aquilo… Minha dica: pegar o metro até a estação Lesseps. De lá pegar o ônibus 24 ou 112, que vai até a entrada na parte alta do parque. Na volta, não tem jeito, tem que caminhar tudo ou pegar um taxi – mas pelo menos é “morro abaixo”.

20131009-212420.jpg Teto da principal construção do parque

20131009-212532.jpg Muitas formas orgânicas, bem Gaudí

9. Imperdível para os aficcionados em futebol é visitar o Camp Nou, estádio do Barcelona.

20131009-213225.jpg Camp Nou

• Por fim, recomendações enogastronômicas essenciais: muitas tapas, vinhos (garnachas e tempranillos) e churros com dulce de leche. Algumas sugestões de restaurantes: menu degustação de tapas no Cata1.81 (no Eixample), excelente paella no Cheriff (na Barceloneta) e ótimas tapas do El Xampanyet (no Born).

Buen viaje!

Créditos das imagens: bemsortido

5 comentários sobre “Minhas dicas de Barcelona

  1. Carol disse:

    Fui em tudo kkkk!
    Só não entrei na casa Batló porque a fila estava gigantesca.
    Fiquei no Four Points by Sheraton Barcelona, excelente hotel em Poblenou. Passa um Tram exatamente na frente do hotel, que fica em uma esquina com a Avenida Diagonal. Na Rambla ao lado do hotel tem vários cafés e restaurantes, comemos uma paella bem honesta ali. Também fica perto da estação Glories e de um shopping com supermercado. Legal ir andando pela rambla até a praia apreciando a paisagem.
    Eu não consegui ir ao Mont Juic, faltou perna. Mas fomos no complexo olímpico, que também achei um passeio super legal.
    Fizemos o tour no Camp Nou e valeu muito a pena. Sensacional!
    Outro lugar que fomos foi o Museu da História da Catalunha. Ali dá pra conhecer bem a história de como a identidade deles foi construída e no final tem um vídeo meio “lavagem cerebral”, no estilo “orgulho de ser catalão”. Bem interessante.
    No Passeig de Gracia foi onde te vi, kkk, lembra? To te devendo a foto, mas a guria era igual a ti.
    Na “La Ranbla” comi o melhor misto quente da minha vida (seria a fome?), carinhosamente chamado de “bikini”, porque era cortado num triângulo.
    Faltou o Port Vell, Bila! Adorei o ambiente lá. E antes de chegar no porto tem várias edificações maravilhosas, além do Colón olhando para a América!
    No quesito bebida, como o calor estava escaldante em julho, muita Estrella Damm a 1 euro nos botequinhos das ruas, rs!
    Fico devendo o nome dos restaurantes, vou tentar recuperar e aviso.
    Beijos!

    Curtir

  2. brunoducatti@hotmail.com disse:

    Eu e minha estamos indo para Barcelona e na bagagem não vai faltar todos as dicas do blog – vamos agora no final de semana e quando voltarmos daremos noticias abracoooos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s