Livros do Contardo

O psicanalista e escritor Contardo Calligaris, italiano que vive no Brasil desde 1989, sabe como ninguém interpretar a realidade do Brasil e do mundo. Suas crônicas semanais na Folha de S.Paulo são imperdíveis e já postei algumas por aqui.

O que muitos não sabem é que ele escreveu ótimos romances, todos com uma pegada psicológica-policial que prende o leitor do início ao fim. O protagonista, Carlo Antonini (ou seria o alter-ego de Contardo?), é também um psicanalista italiano que atende pacientes em Nova York.

O conto do amor

O conto do amor inicia com a visita de Carlo Antonini ao convento de Monte Oliveto Maggiore, na Toscana. Ali ele se depara com algo inusitado: a figura do jovem São Bento, pintada em um dos afrescos nas paredes, é parecida com seu pai, que morreu doze anos antes. Isso o remete ao próprio motivo de sua ida à Itália: uma estranha conversa que ambos tiveram pouco antes de o pai morrer, quando este revelou ao filho, em tom de confissão, que em outra vida teria sido ajudante do pintor maneirista Sodoma (1477-1549), justamente o autor daquelas imagens. É o início de uma história cheia de surpresas, envolvendo um caso amoroso em meio à Segunda Guerra e seus desdobramentos da época até o presente.

20131221-092603.jpg

A mulher de vermelho e branco

Carlo Antonini recebe uma nova paciente em seu consultório, em Nova York. O que parece uma consulta trivial, pouco antes de uma viagem que o terapeuta fará a São Paulo para uma palestra e alguns dias de férias, desencadeia uma trama envolvendo um casamento conturbado, uma organização suspeita de terrorismo, um assassinato e uma história familiar de vingança. Para escrever a nova aventura do protagonista de O conto do amor, seu aclamado romance de estreia, Contardo Calligaris usou elementos autobiográficos recriados num enredo que une investigação psicanalítica e policial.

20131221-092731.jpg

Anúncios

9 comentários sobre “Livros do Contardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s