Sugestões de livros

Vira e mexe alguém me pede sugestões de livros… Baita responsabilidade! Afinal, o gosto por livros é meio parecido com o gosto por vinhos – cada um tem seu “paladar” e gosta de determinado estilo.

20140321-201949.jpg Livraria El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires

Enfim, vou contar um pouco sobre o que tenho lido/adquirido, mas já vou avisando que não sou propriamente uma fanática dos romances. Prefiro ler sobre ciências, história, filosofia, antropologia, sociologia, psicologia. E além: que a leitura seja didática e que use uma linguagem fácil e objetiva, afinal não sou especialista nessas coisas… Vamos lá:

• Assinatura de todas as coisas, da Elizabeth Gilbert (autora do Comer, rezar e amar e Comprometida), um romance histórico que tem muito sobre ciências – eu gostei!

• A Trilogia do Haruki Murakami, 1Q84. Confesso que os 2 primeiros são mais legais que o terceiro, mas vale por ser um romance fantástico (de fantasia mesmo) que se passa em Tóquio e tem uma narrativa bem interessante.

• Subliminar, do Leonard Mlodinov (que também escreveu O andar do bêbado). A escrita é bem acessível e fala do poder do inconsciente na tomada das decisões. Nessa mesma linha de livro, vi recomendações super positivas do Rápido e devagar, duas formas de pensar, do Daniel Kahneman.

• A trilogia do jornalista Laurentino Gomes (1808, 1822 e 1889) também é bem interessante, história do Brasil de uma forma mais “leve”.

• Outro autor que gosto muito é o Irvin Yalom, que escreveu A cura de Schopenhauer, Quando Nietzsche chorou e O enigma de Espinosa.

• O Gabriel Rolón é um psicólogo argentino que escreve sobre casos de terapia. Ele publicou dois livros: Palavras cruzadas e Histórias de divã. O Irvin Yalom, que também é psicólogo, também escreveu um livro no mesmo estilo, Mentiras no Divã.

• Por fim, pra descontrair, gosto de ler Luiz Fernando Veríssimo e Martha Medeiros.

Uma dica que sempre dou é seguir blogs literários, prática muito útil e divertida para conhecer novos autores e estilos.

Gosto muito do blog da Carla Cursino (Livros, mais livros) e o do Yuri (Livrada!), que inclusive lançou um desafio literário super legal para o ano 2014. Também acompanho os blogs Livros Abertos e Das coisas que leio.

O colunista literário da Revista Época, Danilo Venticinque, comenta bastante sobre o mundo dos livros e recentemente deu boas referências sobre O Drible, do Sergio Rodrigues e Fim, da Fernanda Torres.

O escritor Marcelo Rubens Paiva tem uma coluna no Estadão e fala de tudo um pouco. Recentemente compartilhou diversas dicas literárias aqui.

E vocês, o que tem lido?

20140321-201834.jpg Real Gabinete de Leitura Português, no Rio

Crédito das imagens: bemsortido

Anúncios

2 comentários sobre “Sugestões de livros

  1. Uau, obrigada por gostar do blog e por indicá-lo aqui :)
    Fico feliz de trocar minhas experiências de leitura com as pessoas!

    Sobre a trilogia 1Q84: o terceiro livro ficou meio aquém dos outros dois, né? Sei lá, eu esperava bem mais. Não gostei muito!

    Beijo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s