Organizando uma viagem para Aruba e Curaçao

Posts relacionados:

Minhas dicas de Aruba.

Minhas dicas de Curaçao.

Recentemente fomos à Aruba e Curaçao e voltamos absolutamente encantados! As ilhas são belíssimas, dentro e fora da água… A seguir algumas dicas úteis no planejamento dessa viagem.

As antilhas holandesas são dois trios de ilhas caribenhas. O primeiro trio, as Windward Islands, fica próximo a Porto Rico e é formado por Saint Martin, Saba e Sint Eustatius – também conhecidas como Ilhas SSS.

O segundo trio, as Leeward Islands, fica próximo à costa venezuelana e é formado por Aruba, Curaçao e Bonaire – carinhosamente chamadas de Ilhas ABC.

20140521-194353-71033676.jpg

O idioma oficial das ilhas ABC é o papiamento, mas praticamente todos os habitantes são fluentes em holandês, inglês e espanhol.

Embora a moeda oficial seja o Florin, os estabelecimentos comerciais aceitam dólares. O troco, quando inferior a 1 dólar, vem em moedas de Florin.

Quando ir à Aruba e Curaçao? As ilhas ficam fora da rota dos furacões e tem o clima praticamente constante durante o ano todo. De março a maio há um pouco mais de vento, mas não chega a comprometer o sucesso da viagem.

Aruba, cuja capital é Oranjestad, é a menor e a mais americanizada das três ilhas, com forte presença das grandes redes hoteleiras (Hyatt, Marriot, Radisson etc) e é considerado um bom local para compras (pra ter uma ideia, o nível dos preços dos eletrônicos é o mesmo dos EUA). O mar das praias urbanas (Palm e Eagle beach, onde fica a maioria dos hotéis) tem exatamente aquela água azul bebê das fotos, mas não é cristalino.

Onde ficar em Aruba? O local mais prático para hospedagem é Palm Beach, no trecho entre o Hotel Radisson e o Holiday Inn. Ficando entre esses hotéis, você acessa a pé um complexo de restaurantes, lojas, feirinhas etc. Do aeroporto até Palm Beach são apenas 10km, cerca de 20 minutos.

Quantos dias ficar em Aruba? Ficamos 3 ½ dias. Achamos esta uma quantidade de dias bem adequada, conseguimos aproveitar bastante a ilha.

20140521-194546-71146654.jpg Resenha de Aruba

Curaçao, cuja capital é Willemstad, é a maior das três ilhas (para ter uma ideia, a área territorial é um pouco maior que a de Florianópolis), tem boa estrutura hoteleira (porém com menor presença das grandes redes) e praias mais distantes e rústicas, porém com águas extremamente transparentes. A maioria dos hotéis fez sua própria praia artificial, visto que estão instalados em uma parte da ilha onde não há praias naturais.

Onde ficar em Curaçao? O local mais prático para hospedagem é a região próxima à capital (Punda, Otrobanda e Piscaderobay). Do aeroporto até essa região são 15km, uns 30 minutos – isso sendo otimista, pois o trânsito é um pouco confuso e é comum turistas se perderem um pouco nos seus primeiros momentos na ilha.

Quantos dias ficar em Curaçao? Ficamos 2 ½ dias e gostaríamos de ter ficado pelo menos mais 1 dia, pois as praias mais lindas são relativamente longe da capital (30-40km).

20140521-194645-71205569.jpg Resenha de Curaçao

Como chegar nas ilhas? A partir do Brasil, a forma mais fácil de chegar às ilhas é por Aruba. Voamos de Guarulhos até Aruba pela Gol, com um stop em Caracas (sem sair do avião, ainda bem!). De Guarulhos até Caracas são 5h30 e de Caracas até Aruba, mais 40 minutos.

Como se locomover entre as ilhas? A companhia aérea que voa entre as ilhas é a Inselair, num pitoresco voo de 20 minutos em um Fokker 50 turbo-hélice. Quando for comprar a passagem, cuide com o intervalo entre os voos, dê uma boa folga de horário, pois a Inselair é “bem” conhecida pelos cancelamentos de voos.

Como se locomover dentro das ilhas? A dica mais importante para esta viagem é alugar um carro! Sugiro retirar o carro no aeroporto, pois o taxi de/para o aeroporto custa o valor de uma diária de aluguel. Os mapas em Curaçao são um pouco confusos e vale a pena ter um GPS à mão. Outra opção é comprar o chip da Digicel que tem cobertura celular para as três ilhas. O chip custa cerca de 20 dólares e as cargas de pré-pago ficam a partir de 3 dólares.

A pergunta que todos fazem: qual das duas ilhas mais gostamos? Curaçao!

Curaçao é para aqueles com o espírito mais aventureiro e que gostam de conhecer praias, fazer trilhas, mergulhar, fazer snorkeling e picnics. Quem prefere ficar no clima de resort, está indo com crianças ou com pessoas mais idosas, provavelmente gostará mais de Aruba…

Se eu mudaria algo neste roteiro? Trocaria um dia em Aruba por um em Curaçao. Ou melhor, incluiria mais 1 ou 2 dias em Curaçao :)

Créditos das imagens: bemsortido

Anúncios

6 comentários sobre “Organizando uma viagem para Aruba e Curaçao

  1. Marcelo Wendling Henriques disse:

    Estou indo para Aruba em setembro de 2015, e estou fazendo a reserva de um hotel através do booking.com, mas vi lá que além do valor do quarto, ainda devo pagar uma taxa de 23,50% para o governo em cima do valor de todas as diárias! Esse valor extra é comum para todos os hotéis em Aruba e Curaçao? E quando esse valor deve ser pago, uma vez que não é cobrado pelo booking? Essa taxa deixa a estadia bem mais cara. Obrigado.

    Curtir

    • Marcelo, não temos como nos escapar desses impostos – infelizmente! É um equivalente ao nosso ISS, só que vem discriminado quando do ato da reserva. Quando fiz a reserva do hotel, não precisei efetuar nenhum tipo de pré-pagamento, pois o hotel que escolhi não praticava pré-depósitos para reservar quartos. O valor total da estadia mais os impostos e taxas paguei quando cheguei lá no hotel. Também achei os hotéis em Aruba bem carinhos :/ Boa viagem!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s