Organizando uma viagem ao Algarve e Alentejo

Posts relacionados:

Minhas dicas do Algarve.

Minhas dicas do Alentejo.

Minhas dicas de Lisboa.

Recém retornamos de uma aventura pelo Algarve e Alentejo, duas belíssimas regiões de Portugal. Fato é que foi muito difícil encontrar informações em revistas, guias de viagem e relatos em blogs, então acredito que as dicas a seguir serão de grande valia no planejamento da sua viagem!

IMG_3654-0.PNG Mapa das regiões de Portugal

O Algarve corresponde a porção mais ao sul de Portugal, uma região com paisagens litorâneas dominadas por falésias – praias muito diferentes do que estamos habituados aqui no Brasil. As águas são tranquilas e frias.

IMG_3658.JPG Mapa do Algarve

Quando ir ao Algarve e Alentejo? Por ser uma região litorânea, o Algarve é bastante visitado durante o alto verão europeu (julho-agosto). O Alentejo, por sua vez, tem seu turismo mais bem distribuído ao longo do ano. O clima é desértico e a paisagem é tomada por olivais, azinheiras e videiras – salpicado de vilinhas interioranas. Visitamos as regiões no fim de agosto, época em que as temperaturas estão altas durante o dia (30-35 graus) e à noite é bastante agradável (20-25 graus).

Onde ficar no Algarve? Escolhemos a cidade de Lagos como base e não nos arrependemos. De Lagos até as outras vilas praianas leva-se cerca de 30 minutos a 1 hora, por estradas excelentes e muito bem sinalizadas.

Quantos dias ficar no Algarve? Ficamos 3 noites e achamos bem adequado. Se tivéssemos 1 noite adicional teríamos explorado também a região de Faro e Tavira, mais ao leste do Algarve.

IMG_3649.JPG Resenha do Algarve I

IMG_3650.JPG Resenha do Algarve II

O Alentejo é a maior região de Portugal, fica logo “acima” do Algarve e faz extensa divisa com a Espanha. É o maior produtor de vinhos do país e uma região muito conhecida por sua rica gastronomia.

IMG_3655-1.GIF Mapa do Alentejo

Onde ficar no Alentejo? Escolhemos Évora como base, a maior cidade da região. Outras cidades interessantes, como Beja, Elvas, Arraiolos, Monsaraz e Marvão, ficam a cerca de 1 hora de viagem de Évora. Considerando-se a extensão territorial do Alentejo, opções de hospedagem e restaurantes, achamos que Évora é certamente a melhor opção para constituir cidade-base.

Quantos dias ficar no Alentejo? Ficamos 3 noites e achamos também adequado. Talvez 1 noite a mais permitisse até mesmo uma escapadela à Espanha!

IMG_3651.JPG Resenha do Alentejo I

IMG_3652.JPG Resenha do Alentejo II

Como chegar lá e se locomover? A melhor forma é um vôo direto até Lisboa e, de lá, alugar um carro. Nós locamos na Hertz e optamos por um carro com o Via Verde (equipamento que permite não parar nos pedágios – a conta vai diretamente para seu cartão de crédito). Rodamos cerca de 1500km pelas regiões (com um custo de combustível de aproximadamente 125 euros), e fizemos da seguinte maneira: de Lisboa diretamente para Lagos (cerca de 300Km pela A2, que tem alguns pedágios) e, depois, de Lagos para Évora pelo interior (passando por Beja). Ao final, retornamos para Lisboa.

Importante! Se a ideia é ficar mais do que 7 dias em Portugal (espero que seja muito mais!), vale muito a pena adquirir um chip de celular (comprei o da MEO, por 10 euros) e carregá-lo com algum plano de internet (7 a 15 euros). Dessa forma, você dispensa o GPS e não ficará em apuros na estrada, pois o Google Maps está super atualizado com os mapas rodoviários de Portugal. Além disso, fica fácil fazer as reservas e pesquisar algum restaurante ou vinícola pelo caminho.

Qual das duas regiões mais gostamos? As duas! São estilos diferentes, que se complementam. O Alentejo tem um clima de interior, com lindas paisagens pela estrada e o Algarve tem um clima de praia selvagem, mas com certa dose de glamour…

Em breve mais detalhes de cada uma das regiões e também de Lisboa!

Créditos das imagens: bemsortido

Anúncios

8 comentários sobre “Organizando uma viagem ao Algarve e Alentejo

  1. iara pureza disse:

    Gostei muito das dicas de vcs. Eu e meu marido já marcamos viagem para 1° junho 2017 até 06 Lisboa, e 06-08 junho Alentejo, então estou adorando suas informações. Vou acompanhar mais. Obrigada. Abrs.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s