Minhas dicas de restaurantes em Floripa

A seguir um modesto rol de restaurantes que costumo frequentar em Floripa. Confesso que acabo ficando mais restrita às opções no Centro, Santo Antônio de Lisboa, Lagoa e Ribeirão. Quais os seus preferidos?

No Centro:

Grand Cru (Rua Barão de Batovi, 590 – fone: 48 3333-1023): excelente opção, tanto no almoço quanto no jantar. Ambiente tranquilo, com poucas mesas e ótimo atendimento. O alabote (peixe) com crosta de amêndoas e o pato com frutas vermelhas são meus preferidos. A melhor parte: carta de vinhos (a loja toda) a preços justos!

IMG_4041.PNG A interminável carta de vinhos da Grand Cru

Delícias Portuguesas (Rua Visconde de Ouro Preto, 559 – fone 48 3224-6448): especializado na culinária portuguesa, principalmente bacalhau, conta com uma carta de vinhos enxuta, mas muito boa.

Bistro do Jardim (Largo Benjamin Constant, 663 – fone 48 3224-1137): boas opções de pratos (carnes, caças e frutos do mar) e carta de vinhos bem variada. Ultimamente o excesso de ruído tem sido uma constante no restaurante – nem combina com o pretendido estilo “bistrô”.

Artusi (Rua Bocaiúva, 2019 – fone 48 3037-2228): mesmo com a grande quantidade de mesas, consegue manter o ambiente tranquilo. Excelente atendimento e a cozinha agora é assinada pelo Chef Alysson Muller (Rosso Restro).

La Cave (Rua Altamiro Guimarães, 260 – fone 48 3037-2828): agradável tanto para uma dobradinha drinks & tapas quanto para um jantar tradicional. Excelente carta de vinhos franceses, providenciada pelo Didier Simon da Emporium Mundo. Atendimento muito amável do Pablo e do Gustavo.

Kanpai (Rua Alves de Brito, 161 – fone 48 3028-6818): um dos poucos restaurantes de Floripa que abre aos domingos à noite. É praticamente uma unanimidade: melhor buffet de sushis da cidade.

Outras opções no Centro: Black Sheep Sushi, Macarronada Italiana, Usina das Massas, Toca da Garoupa, Taberna Ibérica.

PS.: Ouvi falar que a Essen Vinhos (Rua Herman Blumenau, 207 – fone 48 3223-1500) está abrindo suas portas gastronômicas às sextas feiras, desde que se adentre o restaurante até 20h.

Em Santo Antonio de Lisboa:

Rosso Restro (Rodovia Gilson da Costa Xavier, 201 – fone 3206-7665): o Chef Alysson Muller comanda a cozinha, voltada para frutos do mar. Ponto alto: as ostras do paraíso e o polvo. Carta de vinhos bem diversificada e acessível.

Marisqueira Sintra (Rua XV de Novembro, 147 – fone 48 3234-4219 e 9962-1882): fica ao lado da rua mais antiga da cidade, especializado em pratos portugueses. Meu predileto é o bacalhau a Sintra (com figos) e o peixe assado coberto com sal. Carta de vinhos portugueses bastante variada e justa.

Brasa e Fogão (Rua XV de Novembro, 18 – fone 48 8815-0608): o Chef Vitor Gomes elabora assados de carnes e peixes, no ponto certo. Bonita vista para a praia de Santo Antônio.

IMG_4039.JPG Bela vista do Brasa e Fogão

Recanto dos Açores (Estrada Caminho dos Açores,1595 – fone 48 3234-0970): os frutos do mar mais frescos da ilha, garantidos pelo Chef Niva, que pesca e mantém os aquários repletos de vieiras, ouriços, lagostas e peixes. Ponto alto: menu degustação de frutos do mar, acompanhado de um belo por-do-sol.

IMG_4035.JPG Vista da praia do Recanto dos Açores

IMG_4208.JPG Segundo andar do Recanto dos Açores tem um clima perfeito pra contemplar o pôr do sol!

Bettina Bub (Estrada Caminho dos Açores, 1770 – fone 9616-2806): restaurante secreto que só abre sextas e sábados para o jantar, mediante reserva. Nos demais dias da semana, para grupos de 8 pessoas ou mais. Menu degustação, elaborado pelo criativo Chef João Chico Bub, com os melhores ingredientes disponíveis na estação. A carta de vinhos é um tanto restrita.

IMG_4038.JPG Na Bettina Bub, todo o capricho

Outras opções na região de Santo Antonio de Lisboa: O Lusitano, May.

No Ribeirão da Ilha:

Ostradamus (Rodovia Baldicero Filomeno, 7640 – fone 48 3337-5711): já é um clássico da ilha, com suas incríveis ostras depuradas. Gosto muito das ostras com gengibre e mel. Logo à frente, vale a pena conhecer o café Tens Tempo, com uma grande variedade de doces conventuais (típicos portugueses).

Ostreria Umas e Ostras (Rodovia Baldicero Filomeno, 7680): as melhores e maiores ostras naturais que já comi. Ambiente simples, atendimento muito cordial e vinhos brancos a preço justíssimo.

IMG_4036.JPG As ostras gigantescas do Umas e Ostras

Porto do Contrato (Rodovia Baldicero Filomeno, 5544 – fone 48 3234-4454): bela construção com pedras e uma linda vista. Considero um bom restaurante, especialmente quando não está muito cheio.

IMG_4042.PNG O visual do Ribeirão da Ilha visto do Porto do Contrato

Na Lagoa:

Bistro Santa Marta (Rua Laurindo Januário da Silveira, 1350 – fone 48 3371-0769): reservas disputadíssimas, conta com poucas mesas e abre somente para jantar. Certamente é meu restaurante predileto em Floripa! Tudo nota DEZ: atendimento, ambiente, climatização, música, pratos maravilhosos, rolha a preço acessível… O espaço cuidado pela Milene e pelo Branco é simplesmente perfeito! Fica numa autêntica casa açoriana.

IMG_4034.JPG Bistro Santa Marta

Kanpai (Mirante do Morro da Lagoa – fone 48 3337-6818): mesmo esquema do Kanpai do Centro, mas com o glamour da vista mais linda da cidade – também abre aos domingos para o jantar.

Outras opções na região da Lagoa: Barba Negra, Mar Massas, Black Sheep Sushi, Bistrô La Provence, Bistrô Isadora Duncan, Bistrô Muito Além do Jardim, Pizzaria Basilico, Pizzaria Nave Mãe e Pizzaria do Cica.

Em Jurerê:

Simple on the beach (Avenida dos Salmões, 1232 – fone 483369-6461): área interna muito bem decorada e externa super despojada. Ótima opção pra quem quer boa comida e excelente atendimento em um restaurante quase pé-na-areia. Boa diversidade de pratos e boa carta de vinhos.

Donna (Avenida dos Pampos – fone 48 3282-1816): segue a mesma linha do Simple: lindo e quase pé-na-areia, mas um pouco mais sofisticado. Também conta com boa variedade de pratos e vinhos.

Outra opção na região de Jurerê: Jay Bistrô.

Bom apetite!

Créditos das imagens: bemsortido

Anúncios

12 comentários sobre “Minhas dicas de restaurantes em Floripa

  1. Tatiana de Bem Silva Slongo disse:

    Faltou citar a Casa da Bila especializada em risota de camarão, ótimo atendimento, e ambiente super agradável! Ah! E aceita crianças!!!! kkkkk Beijos com saudades! Nos vemos amanhã!

    Curtir

  2. Tatiana de Bem Silva Slongo disse:

    Amiga! Adoro pratos típicos! Na minha opinião a gente tem que se especializar num prato para receber os amigos! O meu é o tal do penne al funghi! kkkkk Famoso e já consagrado! Sucesso sempre!!!!

    Curtir

  3. Angelita disse:

    Oi Comadre, para um almocinho de massa com atendimento top, comida boa e barata tem o “Viva Pasta” bem em frente à Eletrosul. Vamos marcar? Posso as terças e sextas. Que tal?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s