Organizando uma road trip pelo sul da França (Provence e Côte d’Azur) e Cinque Terre

Passamos 3 semanas de junho em uma road trip pela Provence-Alpes-Côte d’Azur (também conhecida por PACA), uma das 26 regiões administrativas da França e, de quebra, fomos até Cinque Terre, na Ligúria italiana. Para efeitos desse blog e também para facilitar o entendimento, vamos denominar Provence a parte correspondente ao interior da PACA e chamar de Côte d’Azur a parte litorânea da PACA, banhada pelo Mar Mediterrâneo.


A região da Provence-Alpes-Côte d’Azur fica no sul da França e faz divisa com a Itália

Zoom na região de Provence-Alpes-Côte d’Azur

 

As Cinque Terre ficam na Ligúria, próximas a Genova

Um resumo do nosso roteiro:

Quando ir? Agosto é o mês do fervo, todos os europeus estão de férias (prepare-se para ter que reservar absolutamente tudo com antecedência, inclusive restaurantes, e para engarrafamentos no litoral e nas estradinhas apertadas do Verdon). Julho é mais tranquilo que agosto e há praticamente 100% de chance de lavandas em flor. O mês de junho é tranquilo, mais barato que julho/agosto e já faz bastante calor – mas há baixa chance de encontrar os campos de lavandas no auge da florada.

Como chegar? A Provence tem dois principais aeroportos: Marselha e Nice. Nós chegamos por Marselha pois é o mais próximo de Aix-en-Provence, a primeira cidade usada como base para nossa viagem.

Como sair? Depois de rodar mais de 2000 quilômetros pelas regiões, retornamos por Milão.

Quais cidades visitar? Na Provence há tantos vilarejos lindos que fica muito difícil escolher! Foram inúmeras as renúncias… Nossas escolhas: Aix-en-Provence (cidade base), região do Verdon, Rougon, Gordes, Roussillon, L’Isle-sur-la-Sorgue, Fontaine-de-Vaucluse, Bonnieux, Lourmarin, Les Baux-de-Provence e Saint-Rémy-de-Provence. Essencial na Côte d’Azur: Cassis, Saint-Tropez (cidade base), Cannes, Antibes, Saint-Paul-de-Vence, Nice (cidade base), Villefranche-sur-Mer, Saint-Jean-Cap-Ferrat, Èze e Monaco. Na região de Cinque Terre: Portofino, Rapallo, Sestri Levante (cidade base), Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola, Riomaggiore e Portovenere.

Quais cidades usar como base? Para explorar a Provence, fizemos base em Aix-en-Provence (6 noites). Depois partimos para a Côte d’Azur, onde usamos Saint-Tropez (4 noites) e Nice (4 noites) como base. Ao final, usamos Sestri Levante (4 noites) para explorar a região de Cinque Terre e Milão (2 noites) para preparar nosso retorno ao Brasil.

Em breve conto mais sobre cada uma das regiões ;-)

Aqui as Minhas dicas da Provence

Anúncios

3 comentários sobre “Organizando uma road trip pelo sul da França (Provence e Côte d’Azur) e Cinque Terre

  1. Fabiano Wiggers disse:

    Que viagem top, hein??? Fiz Barcelona-Mônaco de carro, mas em 1997: era pré-internética, fomos com a cara e a coragem – e foi uma das melhores viagens da vida! Quero repetir esta viagem com a Letícia e os meninos, aguardo ansioso os próximos posts!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s