Onde tomar um bom café em Floripa?

Post atualizado em Agosto/2015!

Não consigo passar em frente a uma cafeteria e ficar incólume! Sou obrigada a entrar, nem que seja só pra conhecer e provar um expresso puro e bem quente. Mas afinal, o que um café tem que ter pra ser bom?

20130710-190649.jpg

Minha opinião é que um café não consegue ser bom sozinho. Claro que a bebida em si é o essencial, o grão e seu preparo, mas o serviço cordial e rápido, os agrados (pequeno copo com água, um chocolatinho ou algo que o valha), bem como o ambiente – decoração, iluminação, climatização, acústica, música – formam a receita certa para conquistar a fidelidade dos clientes.

Reuni aqui alguns dos meus preferidos em Floripa:

Kaebisch (Rua Esteves Júnior 410 – Centro): o Arte Café (um dos meus grãos prediletos) é muitíssimo bem tirado e o agrado é nada menos que uma deliciosa casquinha de laranja coberta com o autêntico chocolate belga. Caso ainda necessário, há um variadíssimo portfolio de trufinhas e mini chocolates para acompanhamento. O ambiente foi recentemente ampliado, mas não perdeu o ar super aconchegante. Ótima música e atendimento muito cordial. Atualmente está com a medalha de ouro do Bem Sortido :-) Aberto de segunda a sexta.

IMG_2562.JPG Kaebisch

François Café (dois endereços: Corporate Park, na SC 401 – Santo Antônio de Lisboa e Rua Germano Wendhausen, 190 – Centro): o café é bom, o ambiente agradável, mas o ponto alto é a mais completa linha de pães e doces franceses: croissants, tartelettes, éclairs, chouxs etc. Fecha somente às segundas. No verão abre em horário alternativo.

 François Café da SC 401

Dolce Nero Café (Rua Leonel Pereira, 78 – Cachoeira do Bom Jesus): excelente café, servido com muito capricho! A confeitaria tem muitas opções, incluindo algumas sem glúten e sem lactose. Meu combo predileto é o expresso romano (com um twist de limão siciliano) com a torta de pistache. Só fecha às segundas-feiras.

Cafeteria da Ilha (Rua Osmar Cunha 105 – Centro): também serve o Arte Café, num ambiente moderno e muito bem decorado, com referências à nossa querida Floripa. Abre de segunda a sexta.

Uma Origem (Rua Brejaúna 43 – Itacorubi, dentro do Mercado São Jorge): provavelmente são os melhores grãos servidos em Floripa. Além disso, o simpático barista Z é super preparado – realmente entende de café! Para acompanhar, tortas e bolos orgânicos do Lila. Aberto de segunda a sexta. Aos sábados funciona até às16h.

Fairy Land Cupckaes (Caminho dos Açores, 1740): o café é excelente, a casa é uma graça e os mini cupcakes maravilhosos. Aberto todos os dias.

20140501-111049.jpg Cupcakes da Fairy Land

20140501-144113.jpg Ambiente interno da Fairy Land

Padeiro de Sevilha (dois endereços: Rua Esteves Júnior 214 – Centro e na SC 401, dentro do Primavera Garden Center): o café é regular, mas a praticidade da enorme távola compartilhada faz dessa padaria um lugar muito amistoso. O cookie de café com laranja é o melhor acompanhamento para o café.

20140501-111150.jpg Mesa comunitária do Padeiro de Sevilha da SC 401

Petit Café (Rua Esteves Junior 280 – Centro): grão e preparo muito bons, atendimento rápido e situado no meio da confusão da esquina mais democrática da cidade, precisa mais? Sou fã! Abre de segunda a sexta.

20130710-190747.jpg

Café Paris (Rua Deodoro/Rua Nereu Ramos, Edifício Irmãos Daux – Centro): bom café, mas o ponto forte é o ambiente, a agilidade e o agrado. Abre de segunda a sexta.

Café Kopenhagen (Shopping Iguatemi): excelente grão, blend desenvolvido para a própria loja. Embora seja um dos expressos mais caros da cidade, tem a medalha de ouro no quesito melhor agrado (sempre peço o petit waffer).

Casa de Chá Mayra Pauli (Rua Cel. Maurício Spalding de Souza, 1020 – Santa Mônica): bom café, muito embora a carta de chás seja o carro chefe da loja. Em minha opinião, a melhor pâtisserie da cidade, ambiente e louça impecável. Não abre aos domingos.

20130817-172142.jpg Doces levíssimos e deliciosos

20130710-190604.jpg Macarons em pé de igualdade com os da Ladurée

Bianco Nero Cioccolato Caffè et Gelato (Shopping Beiramar): excelente grão, ambiente amplo, bonito e agradável.

Café Fany (Shopping Beiramar): bom café, valorizado pelo capricho com que é servido! Ambiente super confortável e ótimo atendimento.

Riviera Café (Shopping Beiramar): bom café, sempre quente. Ambiente bonito, bem frequentado, mas leve um casaco (deve ser por isso que o café é servido tão quente rs).

Chuvisco Beiramar (esquina com a Travessa Carreirão): sempre digo que não volto na Chuvisco, mas é uma das poucas cafeterias do centro que abre aos domingos. O atendimento deixa a desejar e sempre tem fila. O café pode ser classificado como bom, sem agrados.

Café da Praça (Praça de Santo Antônio de Lisboa): bom café, doces pitorescos e super artesanais, mas o atendimento é extremamente vagaroso.

20130710-212332.jpg Doces do Café da Praça

Deixem aqui suas dicas!

20130710-190950.jpg

Créditos das imagens: bemsortido

Anúncios

17 comentários sobre “Onde tomar um bom café em Floripa?

  1. Bila sou fã do carioca, mais aguadinho, por isso gosto do café passado da Uai de Minas na Trompwoski. No centro acrescentaria o Café Cultura que não é propriamente uma cafeteira mas, serve um cafezinho de primeira.

    Curtir

  2. Carol disse:

    Bila, ficou difícil porque já colocaste quase todos aí!
    Então vou pedir licença pra tecer alguns comentários, ainda mais porque este é um tema que muito me interessa:
    A La Padá, na única vez que fui lá o café estava frio.
    A Chuvisco tem o pior atendimento da cidade, seja em qual filial for.
    Gostei do Riviera Café, nas duas vezes que fui lá. Bom atendimento, café quentinho e o melhor: te deixam super à vontade.
    Também gostei do café que tem na frente do Lady e Lord no Floripa Shopping… mas não lembro o nome!
    O Café em Grão, do Maeda, no Ceisa Center também é correto, na minha opinião.
    Por fim, penso que o desejo do cliente deve ser atendido. Já ocorreu de num estabelecimento eu reclamar que o café estava frio e receber de volta uma cara de “café quente queima o grão”. Eu sei, mas posso tomar o café do jeito que eu gosto? rs…

    Curtir

  3. Pit disse:

    Ah, eu adoro o espresso da Chuvisco!!! A Juce é imbatível. E também faz a melhor espuma de leite: beeeeeeem cremosa. Costumava adorar o café do La Padá, mas da última vez que fui, tava com gosto de vinagre, horrível! Beijo, Bila!

    Curtir

  4. Nina Rosa disse:

    Amei esse post, pois tb sou mega fã de um cafézinho….
    Amiga adoro o Café Mineiro aqui na Lagoa (no mini shopping), visu lindo e café bem gostoso ;)
    Outra dica é o The Family Coffee Shop ali na Madre Benvenuta, café perfeito. Vale a pena conhecer.

    beijos

    Curtir

  5. Alexandra disse:

    Eu tb gosto bastante do café da frente do Lady & Lord do Floripa Shopping! O atendimento tb é mto bom.
    Chuvisco boa é aqui do Balneário Shopping, mesmo qdo a Lili não está lá. A única coisa ruim pra mim é que fica na praça de alimentação, prefiro qdo fica afastado do barulho…

    Curtir

  6. juliana de bem disse:

    Aihhhhhhhh
    nesse aí eu me incluo fora!!! não sou de café, mas amo um capuccino solúvel! O melhor pra mim é o do Rei do mate! TEm um aqui na Vidal ramos e bato ponto direto lá, acompanhado de um pão miga com castanha e requeijão! melhor café da tarde ou da manhã do mundo!!! hahahahaha!
    olha, esqueceu de dizer que um wifi tb resolve muita coisa e que tua cia favorita do café é um docinho!!
    beijosssssssss

    Curtir

  7. André Damasco disse:

    Inclua o The family coffee SHOP na madre benvenuta e o café grãos do Brasil lá do continente park shopping. Que pra mim junto com o Uma origem são os 3 expressos mais bem tirados da cidade.

    Curtir

    • André, acredita que ainda não conheço o The Family? Alguns amigos já recomendaram e não me organizei para ir… Desse fim de semana não passa! O Grãos é excelente, você tem razão! Outra excelente opção que abriu recentemente no centro é a Cafeteria da Ilha… Enfim, certamente terei que logo atualizar esse post ;-)

      Curtir

  8. Rita de Cássia Pacheco disse:

    Eu e o Piara também somos loucos por cafés e batemos ponto no Fany, do Beira. O Grão, do Ceisa também é uma delícia e o Cultura, da Pç XVI, uma ótima opção. No sábado, seguindo a tua dica, fomos no Nero, da Cachoeira, com a Sinara e o Erlon. Aprovado! Bjs!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s